quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Inclusão digital



Faz sentido lembrar aos educadores de que a fala humana, a escrita, e,

consequentimente, aulas, livros e revistas para não mencionar currículos e programas, são tecnologias que portanto educadores vêm usando tecnologia na educação à muito tempo. É apenas a sua familiaridade com essas tecnologias que as torna transparente.

Vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas.

Ouvimos falar dos chamados “nativos digitais” e dos “imigrantes digitais.” É comum que a maioria de nós esteja nesse segundo grupo. Sempre podemos ensinar algo a alguém e ainda aprender com os outros. O importante é aproveitar essa vivência para estudar, praticar, buscar apoio e aprender mais e melhor.

É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. O resultado enriquecerá a experiência, a produção e atuação de todos nós.

Mª Aparecida Arriel

Julia Mª Rezende Biangulo

Silvana Fernandes Biangulo

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