quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A integração das tecnologias na educação.


As Tecnologias chegaram as escolas, mas estas sempre privilegiam mais o controle a modernização da infra-estrutura e a gestão do que a mudança. Os programas de gestão administrativa estão mais desenvolvidas do que os voltados à aprendizagem. Há avanços na virtualização da aprendizagem, mas só conseguem arranhar superficialmente a estrutura pesada em que estão estruturados os vários níveis de ensino.
Apesar da resistência institucional, as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As empresas estão muito ativas na educação on line e buscam nas universidades mais agilidade, flexibilidade e rapidez na oferta de educação continuada. Os avanços na educação a distância com a LDB e internet estão sendo notáveis.
Mesmo com tecnologias de ponta, ainda temos grandes dificuldades no gerenciamento emocional, tanto no pessoal como no organizacional, o que dificulta o aprendizado rápido. As mudanças na educação dependem, mais do que das novas tecnologias, de termos educadores, gestores e alunos maduros intelectual, emocional e eticamente; pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar, pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque deles saímos enriquecidos. São poucos os educadores que integram a teoria e a prática e que aproximam o pensar do viver.

Professoras: Maria Conceição Arruda Gundim da Mota
Sonia Fatima de Lima Cornélio
Sônia Maria da Silva Freitas

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